Espaço UaiBGaragem

A proposta do espaço

O Espaço UaiBGaragem é um espaço para o incentivo e a divulgação do trabalho de criação e desenvolvimento de jogos analógicos autorais. Queremos, através da exposição deste espaço, ampliar o contato das pessoas que jogam jogos de tabuleiro e também daquelas que ainda não conhecem o mundo dos tabuleiros modernos, com o processo de desenvolvimento de um jogo desde sua fase de concepção até sua forma final, o produto a ser vendido.

Pretendemos incentivar o contato de pessoas com autores já publicados e também os aspirantes, aumentando o interesse pela área e visando fortalecer o cenário do Game Design mineiro. No espaço contaremos com:

  • Espaço de demonstração dos jogos pré-selecionados;
  • Oficina para desenvolvimento de jogos com acompanhamento de desenvolvedores e editores já envolvidos na indústria dos jogos de tabuleiro;
  • Palestras e mesas redondas com autores publicados nacional e internacionalmente, além de responsáveis por editoras atuantes no mercado nacional.

O UaiBGaragem é uma iniciativa em conjunto do UAIBG com o grupo de designers de jogos BG de Garagem, que iniciou suas atividades em 2017, visando melhorar o ecossistema de game design de Belo Horizonte. O grupo conta com 1 jogo publicado e vários outros caminhando para isso.

AS ATIVIDADES DO ESPAÇO

O UaiBGaragem será dividida em dois setores durante o evento, um de exposição de jogos participantes do Concurso de Protótipos promovido no evento e um segundo espaço com uma Oficina de Criação de Jogos. Também teremos palestras e mesas redondas no auditório do local, com profissionais que já atuam no mercado.

Oficina de criação de jogos

A Oficina visa desmistificar algumas ideias estabelecidas sobre o desenvolvimento de jogos de tabuleiro e apresentar formas de se pensar o desenvolvimento de um jogo, sempre com o acompanhamento e auxílio de quem já sabe um pouco do caminho a ser percorrido e pode compartilhar conhecimento.

Além disso, visa também instrumentalizar novos aspirantes a Game Designer para começarem os desenvolvimentos de seus próprios jogos ao propor desafios parecidos com os desafios enfrentados em Game Jams mundo a fora.

Concurso de Protótipos

Recebemos várias inscrições de protótipos para o espaço, e apresentamos o 8 jogos selecionados:

01-MONSTERLAND - Henrique Ribeiro e Cristiano Oliveira
Os jogadores tomam postos de lordes em busca de supremacia em uma terra infestada de monstros. Construa seu castelo, negocie mercadorias, contrate facções de mercenários e lance suas magias para sobreviver e se tornar Rei.
i. Controle de Área, Leilão, Rolagem de dados
ii. 2 a 4 jogadores
iii. 60 a 90 minutos

02-GLORIA REGI - Mário Lúcio Zico
O Rei vai deixar o trono para quem mais se destacar atuando nas áreas de política, comércio, religião e militar. Tente conquistar a confiança do Rei e se tornar herdeiro do trono.
i. Alocação de Trabalhadores
ii. 2 a 4 jogadores
iii. 60 a 90 minutos

03-O BOM DO VIDEOGAME - Patrick Matheus e André Luiz Silva Negrão
Os jogadores são crianças noventistas querendo se tornarem “o melhor no videogame” em seu bairro. Para isso é necessário alugar jogos na locadora, jogar, zera, comprar revistas especializadas e ficar por dentro das novidades.
i. Coleção de Conjuntos, Seleção de Ações, Administração de Mão
ii. 2 a 5 jogadores
iii. 50 a 90 minutos

04-PLOT TWIST - Rafael Zorzal
Plot Twist! é um jogo de narrativa, improviso e criatividade, em que cada jogador deve completar parte de uma história, colocando um dos mais diversos elementos e situações que as cartas dão para eles, e realizar desafios referentes a sua narração.
i. Storytelling
ii. 2 a 10 jogadores
iii. 15 a 25 minutos

05-CONSTRUTORES DE TORRE - Maurício Bylaardt Volker
Os jogadores deverão construir torres sem permitir que elas caiam. Fazem isso empilhando peças de madeira.
i. Rolagem de Dados, Destreza
ii. 2+ Jogadores
iii. 5 minutos por jogador

06-DEFENSORES DO BAIRRO - Renato Oliveira
Criaturas ancestrais estão escapando por um portal em uma mansão abandonada do bairro e as crianças usam vários de seus brinquedos para salvar o dia.
i. Cooperação, Personagens com poderes diferentes, Sistema de Pontos de Ação, Movimento em grade, interpretação de papéis.
ii. 3 a 7 jogadores
iii. 90 minutos

07-COSMUS - Matheus Oliveira
Os jogadores estão em busca de energia estelar. Durante o jogo eles formam e desfazem alianças, constroem arsenais e atacam adversários em busca do objetivo. Quem obtiver 3 energias estelares vence.
i. Jogadores com poderes diferentes, Toma Essa!, Deck building
ii. 2 a 6 jogadores
iii. 40 a 60 minutos

08-BLACK FRIDAY - Guilherme Pedrosa e Duane Henrique
Nesse jogo, você vive um consumidor que tenta aproveitar ao máximo as vantagens que a Black Friday lhe oferece. O problema é que você não é o único e cada um vai fazer o que puder para conseguir esses descontos. Os jogadores poderão usar cartas que podem atrapalhar seus adversários ou dar benefícios a si mesmos, fazendo de tudo para chegar ao final do dia com a maior quantidade de descontos em suas compras.
i. Pick up and delivery, Toma Essa!, Movimentação em Grid, Coleção de Conjuntos
ii. 3 a 6 jogadores
iii. 40 a 80 minutos